O tenista italiano Fábio Fognini não poupou elogios a Rafael Nadal, depois do espanhol ter vencido o Open da Austrália. Em entrevista à Gazzetta dello Sport, o atual número 40 do mundo, destacou o espírito de luta do espanhol e comentou ainda a forma como Novak Djokovic viu o 21.º triunfo de Nadal em torneios do Grand Slam.

"Acho que o sangue de Djokovic está a ferver após a vitória de Nadal. Por um lado, ele está feliz, porque os desafios motivam-no. Mas deve estar a pensar 'OK, ele venceu, mas vamos ver se faz o mesmo em Paris'. Ele é muito competitivo. Por outro lado, se Rafa quiser, vai vencer em Roland Garros e vai conquistar o seu 22º Grand Slam", analisou.

O italiano disse ainda que se tratou de um feito notável por parte de Nadal, depois de todos os problemas físicos com que o espanhol de deparou, nomeadamente o problema no pé: "Nadal é um lutador incrível. Não há palavras para descrever o que ele fez, são feitos que só os grandes campeões podem alcançar. Foi mais fácil para ele recuperar, porque ele é de outro planeta. Obter coisas importantes com Nadal Djokovic e Federer é quase impossível e é um um privilégio testemunhar isso."

"Nadal não desiste, Ele esgota-te física e mentalmente e estou orgulhoso por tê-lo derrotado em Monte Carlo. Apenas Djokovic e Federer conseguem competir de igual para igual com a sua fúria competitiva", comentou.

Ainda assim Fognini elege um favorito entre o big-3: "Nadal e Djokovic são dois fenómenos irrepetíveis na história do tênis. No entanto, o meu preferido é Federer. Se tiver que comprar um bilhete para um jogo, compro para o ver jogar".