O piso de terra batida azul, usado este ano no torneio de Madrid, vai ser proibido em todas as provas no circuito de ténis profissional ATP na próxima temporada, anunciou este sábado o organismo.

«Depois de uma cuidadosa ponderação, decidimos que o piso de terra batida azul não será permitido no próximo ano», afirmou o presidente do ATP, Brad Drewett, após uma reunião do organismo, realizada em Londres.

O responsável máximo do ATP explicou que este tipo de piso «ainda não tem qualidade suficiente» para fazer parte do circuito, apesar de «melhorar bastante» a visibilidade dos jogos nas transmissões televisivas.

«Acredito muito na inovação e na exploração de novas formas e maneiras de melhorar o nosso desporto, mas primeiro temos que garantir que os pisos sejam seguros e justos para todos os jogadores», acrescentou Drewett.

A utilização, pela primeira vez, da terra batida azul no Masters de Madrid resultou numa onda de críticas de vários jogadores do circuito ATP, incluindo o sérvio Novak Djokovic e do espanhol Rafael Nadal, que ameaçaram não voltar a disputar o torneio.