A tenista Camila Zangui sagrou-se, domingo, vencedora do Open “Março Mulher”, que serviu para a abertura da época 2013, disputado nos "courts" do Clube da modalidade nos Coqueiros "CTL", em Luanda.

Evidenciando um melhor controlo de bola na quadra, a jogadora do IMEL/Team Elite conseguiu o feito ao derrotar na final a sua colega Mira Piedade, por 2-1 (sets), com as parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

Para atingirem a fase derradeira da prova, as duas finalistas despacharam, respectivamente, Vania Lopes (IMEL) e Djasmin Garnacho (CTL), por 3-6, 6-3 e 7-5, e 6-1, 1-6 e 7-5 (tie-break).

Apesar do inicio do ano desportivo, as concorrentes em representação de clubes, escolas e individuais deram mostras de estarem em condições de proporcionarem uma temporada bastante competitiva.       

O torneio, organizado pela Federação Angolana de Ténis (FAT), jogou-se no sistema de eliminatórias directas, a melhor de três sets.

Às três melhores do Open, com um quadro de 16 participantes, foram entregues prémios monetários. Os masculinos apenas jogam em Abril próximo.

Quanto a época 2013, realce no calendário da FAT para os nacionais em todas categorias e classes, curso de treinadores, ITF Play, participações na Assembleia Geral da Federação Internacional de Ténis (ITF) e Confederação Africana (CAT), em França e
Quénia.

Em consequência de eleições em 2008, com processo encaminhado aos Tribunais de Luanda, o ténis nacional viveu momentos de "turbulência e letargia".

O novo elenco da FAT, liderado por Matias Castro da Silva, que concorreu em lista única e de consenso ao quadriénio 2012/2016, está a desenvolver um programa de distribuição de material às Associações Provinciais de Benguela, Cabinda, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Namibe e Uíge.

Os tenistas Nelson Almeida, do CTL, e Camila Zangui, do IMEL/Elite, são os campeões nacionais absolutos.