O Canadá apurou-se hoje para os 'quartos' das reformuladas Finais da Taça Davis em ténis, após vencer os Estados Unidos, enquanto Austrália e Argentina iniciaram as respetivas campanhas com triunfos sobre Colômbia e Chile.

Na Caja Magica, em Madrid, Denis Shapovalov, diante do norte-americano Taylor Fritz - 7-6 (8-6) e 6-3 -, e Vasek Pospisil, perante Reilly Opelka - 7-6 (7-5) e 7-6 (9-7 -, voltaram a apresentar-se em grande nível, tal como havia acontecido na segunda-feira, e deram mais uma vitória ao Canadá no grupo F e consequente apuramento.

Por sua vez, os australianos Nick Kyrgios, que voltou hoje à competição, e Alex De Minaur, não tiveram dificuldades para ‘despachar’ os chilenos Alejandro González (duplo 6-4) e Daniel Galán (6-4 e 6-3), respetivamente, em encontros do grupo D.

Na ‘poule‘ C, e também com relativa facilidade, a Argentina iniciou da melhor maneira a estreia na competição, com Diego Schwartzman a bater Christian Garin, com um duplo 6-2, e o compatriota Guido Pella a superiorizar-se a Nicolas Jarry, por 6-4 e 6-3.

De resto, Jo-Wilfried Tsonga até começou por dar vantagem à França, com um triunfo, por 6-2 e 6-1, sobre o japonês Yasutaka Uchiyama, mas Gael Monfils não conseguiu dar igual resposta no duelo com Yoshihito Nishioka, que venceu pelos parciais 7-5 e 6-2.

Igual desfecho teve o embate entre Cazaquistão e Holanda, com o cazaque Mikhail Kukushkin a impor um duplo 6-2 a Botic Van De Zandschulp, ao contrário de Alexander Bublik, que ‘caiu’ frente a Robin Haase - 5-7, 6-3 e 6-7 (5-7).

A anfitriã Espanha estreou-se com um empate diante da Rússia, que, na ronda um, fez o pleno diante da campeã em título Croácia, depois de Rafael Nadal, número um do ‘ranking’, ter ‘emendado’ a derrota de Bautista-Agut diante de Andrey Rublev, por 3-6, 6-3 e 7-6 (7-0).

‘Rafa’ encerrou a jornada com uma vitória convincente frente a Karen Khachanov, por 6-3 e 7-6 (9-7).

Na capital espanhola, a primeira edição da nova versão das Finais da Taça Davis tem 18 seleções divididas em seis grupos de três equipas, sendo que os vencedores das ‘poules’ e os dois melhores segundos classificados qualificarem-se para os quartos de final.