Ilie Nastase, capitão da seleção feminina romena da Fed Cup de ténis, não será convidado para o camarote real do torneio de Wimbledon e a sua entrada no All England Club poderá mesmo ser vedada, anunciaram os organizadores.

Nastase está suspenso preventivamente pela Federação Internacional de Ténis (ITF) por “conduta antidesportiva” para com jogadoras da equipa britânica durante um encontro da Fed Cup.

“Achamos que as suas ações não foram corretas, condenamo-las. Posso confirmar que não receberá convite para o camarote real”, garantiu Philip Brook, presidente do All England Club.

O camarote real, conhecido como Royal Box, é o espaço no ‘court’ central onde membros da família real britânica e convidados assistem aos jogos.

Brook disse ainda que o diretor do clube, Richard Lewis, está a aguardar o resultado de uma investigação aberta pela ITF para decidir sobre a entrada de Nastase no recinto durante o torneio, que decorre entre 03 e 16 de julho.

Em 22 de abril, Ilie Nastase foi expulso de um jogo da Fed Cup por ter insultado as jogadoras britânicas Johanna Konta e Anne keothavong, bem como o árbitro do encontro.

Horas antes, a ITF tinha anunciado a abertura de um inquérito ao antigo campeão romeno, na sequência de um comentário feito por Nastase sobre a gravidez da tenista norte-americana Serena Williams.

A ITF suspendeu o antigo tenista, que em 1972 venceu o Open dos Estados Unidos e Roland Garros, e abriu um inquérito, anunciando de imediato que “não tolera comentários e comportamentos racistas e discriminatórios”.