O argentino Carlos Berlocq é o vencedor da edição 25 do Portugal Open de ténis, ao bater na final o primeiro cabeça de série, Tomas Berdych.

O sul-americano bateu o checo, sexto do ranking ATP, em três sets, pelos parciais de 6-0, 5-7 e 1-6, numa reviravolta impressionante, que durou 2:09 horas.

O primeiro set foi um 'passeio' para o tenista checo. Berdych aplicou um 6-0 e deixou o argentino na maioria dos jogos em branco.

Só que Berlocq, que já tinha eliminado o Top-10 Milos Raonic, nos quartos de final, mostrou-se com outra dinâmica no segundo set e chegou a estar a vencer por 2-0 e 3-1. Berdych recuperou, passando para a frente do marcador nos 5-4 e obrigando ao tie-break, no qual Berlocq esteve melhor (7-5) e levando a decisão para o terceiro e último set.

Embalado pelo segundo set, o sul-americano estava decidido a fazer história no Portugal Open e Berdych não teve hipótese. Berlocq chegou aos 5-0 com facilidade, o checo ainda fez o 5-1, mas no último jogo, o argentino fechou com match-point.

Berlocq, de 31 anos e 62º do ranking mundial, é o sucessor de Stanislas Wawrinka, e o torneio de ténis português volta a ter um 'rei' argentino, depois de dois anos de reinado de Del Potro (2011 e 2012). Berlocq é, também, o quinto argentino a vencer a prova portuguesa.