Os portugueses João Domingues, Duarte Vale, Jaime Faria, Pedro Araújo e Hugo Maia apuraram-se, este domingo, para a ronda final do qualifying do Porto Open, na qual tentarão juntar-se a João Sousa, Gastão Elias, Frederico Silva, Gonçalo Oliveira e Henrique Rocha no quadro principal do torneio do ATP Challenger Tour que a Associação de Ténis do Porto organiza, entre 30 de julho e 6 de agosto, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto.

O primeiro vencedor do dia foi, também, um estreante. A jogar apenas o segundo torneio Challenger da carreira e primeiro em mais de cinco anos, Hugo Maia (1663.º classificado no ranking ATP) surpreendeu o segundo cabeça de série, Antoine Hoang (333.º), por 2-6, 6-4 e 6-4.

Aproveitando a interrupção letiva nos Estados Unidos da América, onde já cumpriu três dos quatro anos na universidade Virginia Tech, o jovem de 22 anos celebrou a primeira vitória no circuito secundário, garantindo ainda a conquista de dois pontos ATP.

A ronda de acesso será discutida com Johannes Haerteis. O norte-americano ocupa o 823.º posto do ranking e eliminou o 12.º pré-designado do qualifying, Victor Lilov, por 6-4, 2-6 e 6-2.

Depois seguiram-se os triunfos de Duarte Vale (529.º) e Jaime Faria (545.º), respetivamente 10.º e 11.º cabeças de série desta fase.

Apenas um dia depois de ter concluído o Porto Open M25 (ITF de 25.000 dólares que aconteceu neste mesmo palco durante os últimos nove dias) como vice-campeão de pares, Vale superou o francês Enzo Wallart (800.º) por 6-4 e 6-4. Foi a sexta vitória de singulares no ATP Challenger Tour (todas em qualifyings) e permitiu-lhe agendar encontro com Robert Strombachs (393.º), da Letónia e terceiro favorito.

Faria registou um triunfo pelos mesmos parciais — o primeiro em Challengers de piso rápido — frente ao sul-coreano (638.º) e juntou-se a Aleksandr Braynin (766.º), da Ucrânia.

Já na reta final da jornada verificaram-se duas vitórias que asseguraram o apuramento de pelo menos um jogador “da casa” para o quadro principal, onde já estão outros cinco.

Pedro Araújo (892.º) voltou a vencer no ATP Challenger Tour quase um ano depois, assinando mesmo a primeira vitória a este nível em torneios de piso rápido (o Porto Open é o único nesta superfície entre os que são organizados em Portugal), graças aos parciais de 6-2 e 6-3 contra o alternate italiano Fabrizio Andaloro (740.º). E a ele juntou-se João Domingues (ex-top 150 e atualmente na posição 522), graças a um triunfo num derby de Oliveira de Azeméis contra o atual campeão nacional, Fábio Coelho (1030.º), por 6-3, 3-6 e 6-1.

Para além dos cinco portugueses que avançaram para a ronda final do qualifying, a jornada de segunda-feira também contará com João Sousa em ação. O melhor tenista português da história recebeu um dos três convites para o quadro principal de singulares e fará o regresso ao circuito profissional pela primeira vez desde Roland-Garros, há dois meses, tendo como adversário um dos cabeças de série: Mattia Bellucci (175.º), quinto favorito.