Vão ser cinco os jogadores do Top 20 do ranking ATP presentes na edição de 2021 do Estoril Open, torneio que regressa este ano - sem público nas bancadas - depois de a edição de 2020 ter acabado por não se realizar em virtude da COVID-19.

Os tenistas que vão marcar presença no Estoril Open 2021

Diego Schwartzman (atual número 9 do mundo, que será assim o cabeça-de-série n.º 1 do torneio), Gael Monfils, Pablo Carreño Busta (vencedor da prova em 2017), Fabio Fognini e Cristian Garin foram os nomes anunciados esta terça-feira pela organização como os cabeças de cartaz da prova, todos eles atualmente entre os 20 melhores tenistas do ranking mundial.

Os organizadores revelaram também que João Sousa - vencedor da prova em 2018 - será um dos contemplados com um 'wild card'.

O vimaranense, que festeja hoje o 32.º aniversário, ocupa o 103.º lugar no ‘ranking’ mundial e não conseguiu aceder diretamente ao quadro principal do único ATP 250 português, tendo por isso sido presenteado com o convite para jogar o torneio, que este ano será disputado sem público, devido às restrições impostas na sequência da pandemia da covid-19.

João Sousa ostenta no seu palmarés três títulos do ATP, alcançados em Kuala Lumpur em 2013, Valência 2015 e no Estoril Open em 2018, e detém a melhor classificação de sempre de um português no ‘ranking’ mundial, desde que atingiu o 28.º lugar em 16 de maio de 2016.

Depois de ter terminado, em outubro de 2019, precocemente a temporada com uma fratura de esforço no pé esquerdo e da pandemia da covid-19 ter encurtado a época de 2020, ano em que contraiu uma tendinite no antebraço direito, em outubro no torneio de Antuérpia, João Sousa tem vindo a registar uma tendência descendente na hierarquia mundial, tendo saído dos 100 primeiros, pela primeira vez, ao fim de quase oito anos.

"Ele merece este ‘wild card’, por todas as razões e mais algumas, por ser o melhor português de todos os tempos, ter ganho o torneio e todo o currículo que tem. Merece e queremos muito contar com a presença do João Sousa no nosso torneio como sempre” assumiu João Zilhão, diretor do torneio português do ATP Tour.

Outro antigo vencedor do torneio a marcar presença será o experiente tenista francês Richard Gasquet.

O Estoril Open 2021 vai decorrer de 24 de abril a 2 de maio e terá um prize-money total de 481 mil euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.