A tenista norte-americana Coco Gauff, número dois mundial, protagonizou hoje a grande surpresa do dia em Wimbledon, ao ser eliminada pela compatriota Emma Navarro, numa jornada em que os favoritos venceram do lado masculino.
A ‘maldição’ dos oitavos de final continua para Gauff, que caiu pela terceira vez nesta fase em cinco participações, continuando sem conseguir chegar aos quartos de final no torneio londrino do Grand Slam.
Emma Navarro, 17.ª do mundo e que atingiu pela primeira vez os quartos de final de um ‘major’, derrotou a vencedora do último Open dos Estados Unidos, por 6-4 e 6-3.
Navarro, de 23 anos, vai agora defrontar a italiana Jasmine Paolini, sétima do mundo e finalista em Roland Garros, que beneficiou da desistência da norte-americana Madison Keys, 13.ª, quando o resultado estava empatado 5-5 no último set.
Com a eliminação de Gauff, restam apenas duas tenistas do top 10, Jasmine Paolini e a cazaque Elena Rybakina, quarta e que disputa na segunda-feira os oitavos de final.
Vencedora do Open dos Estados Unidos em 2021, Emma Raducanu, atualmente no 135.º posto do ranking mundial, era a última esperança britânica no torneio de relva londrino, mas acabou batida pela neozelandesa Lulu Sun, por 6-2, 5-7 e 6-2.
Aos 23 anos, Lulu Sun, vinda da qualificação, chega aos quartos de final de um ‘major’ pela primeira vez, depois de ter tido a sua única experiência no Open da Austrália deste ano, no qual caiu na primeira ronda.
Pela frente, Sun vai ter a croata Donna Vekic, 37.ª do mundo, que atingiu pela primeira os quartos de final em Wimbledon, depois de vencer a espanhola Paula Badosa, 93.ª, por 6-2, 1-6 e 6-4.
No quadro masculino, o líder do ranking mundial, o italiano Jannik Sinner precisou de apenas três sets para afastar o norte-americano Ben Shelton, 14.º do mundo, mas teve de jogar o seu melhor ténis, em especial no terceiro set, para vencer por 6-2, 6-4 e 7-6 (11-9).
“O terceiro set foi complicado, não parei de salvar pontos de set. Este tipo de encontros podem durar muito tempo, por isso, estou contente de ter conseguido vencer em três sets”, disse Sinner.
O italiano, que venceu o Open da Austrália no início da temporada, chegou pelo terceiro ano seguido aos quartos de final no torneio londrino e vai estar agora naquele que é em teoria o grande jogo da ronda, frente ao russo Daniil Medvedev.
O quinto tenista mundial esteve apenas 40 minutos em court, antes de ver o búlgaro Grigor Dimitrov, 10.º, desistir, depois de se ter lesionado numa perna, quando perdia por 5-3, depois de ter vencido os três primeiros jogos.
O espanhol Carlos Alcaraz, vencedor em 2023, também seguiu em frente, ao afastar o francês Ugo Humbert, 16.º do mundo, por 6-3, 6-4, 1-6 e 7-5.
Alcaraz, número três do ranking mundial, qualificou-se pela sétima vez consecutiva para os quartos de final de ‘majors’.
Recente vencedor de Roland Garros, Alcaraz vai defrontar o norte-americano Tommy Paul, 13.º do mundo, que venceu o veterano espanhol Roberto Bautista Agut, 112.º, por 6-2, 7-6 (7-3) e 6-2, somando o nono triunfo consecutivo em relva, depois de ter conquistado o torneio de Queen’s.
Comentários