O sérvio Novak Djokovic, número um mundial, qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do Masters 1000 de Roma, ao derrotar o espanhol Rafael Nadal, quinto da hierarquia, por 7-5, 7-6 (7-4).

Após uma longa batalha de duas horas e 25 minutos, o sérvio conseguiu a sétima vitória consecutiva sobre Nadal, vencendo o 13.º ‘set’ consecutivo ao espanhol.

Nadal até chegou a estar em vantagem no primeiro ‘set’, depois de quebrar o serviço a Djokovic no quinto jogo, mas acabou por permitir dois ‘breaks’ ao sérvio, que fechou o primeiro parcial por 7-5.

No segundo ‘set’, o espanhol quebrou o serviço ao adversário logo a abrir e, com 5-4 no marcador, dispôs de cinco pontos para fechar o parcial, mas acabou por perder o seu serviço, cedendo o encontro no ‘tie-break’, por 7-4.

No confronto direto entre os dois tenistas, Djokovic passou a somar 26 triunfos contra 23 do espanhol, que, apesar de ter perdido os últimos três encontros em terra batida, continua com larga vantagem nessa superfície (13 triunfos contra sete).

Na próxima ronda, ‘Nole’ vai defrontar o vencedor do encontro entre o austríaco Dominic Thiem, 15.º do ‘ranking’, e o japonês Kei Nishikori, sexto.

Na outra meia-final, vão defrontar-se o britânico Andy Murray, segundo cabeça de série, e o francês Lucas Pouille, que afastaram, respetivamente, o belga David Goffin, 12.º pré-designado, e o argentino Juan Monaco, que desistiu.