Stefanos Tsitsipas (7º) surpreendeu e eliminou o líder do ranking mundial Novak Djokovic nos quartos de final do Masters 1000 de Xangai, nesta sexta-feira, enquanto Roger Federer (3º) foi derrotado pelo alemão Alexander Zverev (6º) e também disse adeus ao torneio chinês.

Tsitsipas, derrotado por Djokovic na final do ATP 500 de Tóquio na semana passada, superou o sérvio com uma reviravolta em três sets, 3-6, 7-5 e 6-3 e defrontará por uma vaga na final o russo Daniil Medvedev (4º).

Após perder o primeiro set, o grego, de 21 anos, mostrou-se mais agressivo no segundo, enquanto Djokovic, que defendia o título em Xangai, cometeu muitos erros não forçados que acabaram por lhe custar a partida.

O sérvio, que pode perder a primeira posição no ranking neste fim de temporada para o espanhol Rafael Nadal, viu interrompida a sequência de sete vitórias consecutivas sem ceder sets.

Outro grande favorito a dizer adeus em Xangai foi Federer, superado, também com uma reviravolta, por Alexander Zverev, com os parciais de 6-3, 6-7 (7/9) e 6-3.

O alemão, de 22 anos, que procura alcançar uma vaga nas ATP Finals, em Londres, jogará contra o italiano Matteo Berrettini (13º) nas meias-finais, que eliminou o austríaco Dominic Thiem (5º) em dois sets, com os parciais de 7-6 (10/8), 6-4.

O Masters 1000 de Xangai, penúltimo torneio desta categoria na temporada, é disputado em piso duro e distribui 7.473.620 dólares em prémios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.