O sérvio Novak Djokovic, líder mundial da classificação ATP, e o espanhol Rafael Nadal, quinto, defrontam-se no domingo na final do torneio de ténis de Monte Carlo, primeiro Masters 1.000 da época em terra batida.
Djokovic disputou a segunda meia-final e venceu o italiano Fabio Fognini por 6-2 e 6-2, num encontro que se revelou num autêntico passeio para o tenista sérvio.
Antes dele, Rafael Nadal, terceiro favorito no torneio, eliminou o tenista francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto, por 6-3 e 7-6 (7-3), garantindo a sua nona final consecutiva no torneio monegasco, do qual é detentor em título e venceu oito vezes.
A final será a reedição de 2012, também entre os dois tenistas e então com um triunfo de Nadal por 6-3 e 6-1.
Rafael Nadal, que ocupa o quinto lugar no ATP, atravessou, porém, uma época difícil desde então, com uma lesão que o afastou dos “courts” durante sete meses, e mesmo frente a Tsonga o espanhol admitiu não estar a 100 por cento.
O maiorquino e Novak Djokovic já se encontraram 33 vezes, com vantagem de Rafael Nadal (19 vitórias e 14 derrotas), e em terra batida ainda com maior vantagem (12 triunfos e apenas duas derrotas).