O sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams foram hoje nomeados campeões mundiais de 2014 pela Federação Internacional de Ténis (ITF).

Número um mundial e vencedor este ano do torneio de Wimbledon e dos Campeonatos Finais ATP, Djokovic é distinguido com este título pela quarta vez.

O sérvio, de 27 anos, entra no restrito lote de tenistas que já foram distinguidos quatro vezes ou mais, que inclui os norte-americanos Ivan Lendl, Pete Sampras e o suíço Roger Federer.

Serena Williams, de 33 anos, designada campeã do mundo pela quinta vez, tornou-se a tenista mais velha a ser distinguida.

A norte-americana, que fechou o ano na liderança da classificação mundial, conquistou esta época no US Open o seu 18.º título em torneios do Grand Slam.

Os norte-americanos Bob e Mike Bryan foram nomeados campeões na categoria de pares masculinos e as italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram distinguidas em pares femininos.

A nomeação dos campeões do mundo da ITF é baseada num sistema que tem em consideração os resultados ao longo do ano, com especial peso incidência nos torneios no Grand Slam e nas competições de seleções, a Taça Davis, em masculinos, e a Fed Cup, em femininos.