O sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams foram colocados hoje no topo das listas de cabeças de série para o Open da Austrália em ténis, primeiro ‘Grand Slam’ do ano, que começa a 19 de janeiro.

Líder do ‘ranking’ mundial, Djokovic tentará este ano conquistar pela quinta vez o troféu do primeiro ‘major’ da época e esquecer a eliminação nos quartos de final de 2014, frente ao jogador que viria a sagrar-se campeão, o suíço Stanislas Wawrinka, quarto pré-designado para o torneio deste ano.

Por seu turno, a mais nova das irmãs Williams aponta para a sexta vitória em Melbourne, um ano depois de também se ter despedido cedo da Austrália, ao ser afastada nos oitavos de final pela sérvia Ana Ivanovic.

A organização australiana decidiu não abrir exceção à bielorrussa Victoria Azarenka, que ficou fora da lista de 32 cabeças de série, apesar do ‘estatuto’ de bicampeão do Open da Austrália (2012 e 2013).

Nos quatro torneios do ‘Grand Slam’, as organizações têm o direito de ordenar as listas de favoritos sem respeitar o ordenamento dos ‘rankings’ mundiais, mas os responsáveis australianos abdicaram desse ‘privilégio’ para colocar Azarenka no grupo das favoritos.

Azarenka atravessou o ano de 2014 com várias lesões, problemas físicos que a deixaram no 32.º lugar do ‘ranking’ no final de 2014.

Esta posição ainda servia para a bielorrussa encaixar na lista de pré-designadas, mas a recente derrota na primeira ronda do torneio de Brisbane, na Austrália, colocou Azarenka no 42.º lugar do circuito e fora da lista de cabeças de série.