Novak Djokovic saiu pela porta pequena do torneio de Indian Wells e chega até final de março sem títulos, algo inusitado para o maior ícone vivo da história da modalidade.

"É algo que não estou acostumado. Durante a maior parte da minha carreira começava o ano com a conquista de algum Grand Slam ou/e o título do Dubai. Espero conseguir acabar com esta dinâmica negativa. Nos últimos torneios nem estive próximo do meu nível", comentou o sérvio depois de cair frente ao italiano Luca Nardi, n.º 123 do ranking mundial, na terceira ronda do torneio, em três sets (6-4, 2-6 e 6-4).

"A minha atuação foi pobre. Cometi muitos erros não forçados e ele jogou de forma muito defensiva", atirou.

Um dos momentos exemplificativos do momento de Djokovic foi um ponto em particular no duelo frente ao italiano, em que o sérvio não reagiu, num jogada em que o adversário hesitou por momentos, mas prosseguiu. Djokovic contestou a situação junto do árbitro da partida mas sem sucesso.

As estatísticas não mentem. Desde que é profissional só em três ocasiões por esta altura o jogador ainda não tinha vencido um título. Aconteceu em 2006, 2018 e 2022.

Djokovic terá uma nova oportunidade na semana que vem em Miami, de 20 a 31 de março. Recorde-se que o tenista optou por não competir no Dubai, depois da 'traumática' derrota nas meias-finais do Open da Austrália frente ao também transalpino Jannik Sinner.