O tenista sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, foi este domingo obrigado a aplicar-se a fundo para ultrapassar em cinco 'sets' o francês Gilles Simon e apurar-se para os quartos de final do Open da Austrália.

Claro favorito a revalidar o título em Melbourne, Djokovic viu-se obrigado a disputar uma 'batalha' de 4:32 horas para superar o 14.º cabeça de série do primeiro 'Grand Slam' da temporada, vencendo com os parciais de 6-3, 6-7 (1-7), 6-4, 4-6 e 6-3.

"Frente a um jogador como o Gilles, temos de nos preparar para longas trocas de bola. Ele vai sempre nos obrigar a jogar um pouco maus", disse no final Djokovic, que marcou encontro nos quartos de final com o japonês Kei Nishikori, sétimo pré-designado.

Frente ao nono jogador do torneio, o francês Jo-Wilfried Tsonga, Nishikori colocou em campo o seu melhor ténis na presente edição da prova, vencendo o gaulês em cerca de 2:00, com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-4.

"Hoje realizei um dos melhores encontros neta semana, Joguei bom ténis ao longo dos três 'sets'. Fiquei surpreendido por o ter quebrado sempre no início de cada 'set' e respondi bem hoje, o que o obrigava a ter de servir sempre bem ", disse Nishikori, que atinge pela terceira vez os quartos de final do torneio, quinta vez em 'grand slams'

Noutro encontro dos oitavos de final, o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, foi obrigado a um quinto 'set' para afastar o espanhol Roberto Bautista Agut, vencendo ao final de 3:18 horas, com os parciais de 4-6, 6-4, 6-3, 1-6 e 6-3, defrontado na ronda seguinte o vencedor do embate entre o suíço Roger Federer ou o belga David Doffin.

No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams, campeã em título e líder do 'ranking' mundial, desembaraçou-se com facilidade da russa Margarita Gasparyan, vencendo com os parciais de 6-2 e 6-1.

Nos quartos de final, Williams vai defrontar a russa Maria Sharapova, quinta pré-designada, numa reedição da final do ano passado, conquistada pela norte-americana.

Sharapova, que sofreu um pouco mais de oposição por parte da suíça Belinda Bencic, venceu igualmente em dois 'sets', com duplo 7-5.