O tenista sérvio Novak Djokovic reforçou hoje a liderança no “ranking” mundial, juntando o terceiro triunfo em Miami (Florida) à desistência, por lesão, do perseguidor espanhol Rafael Nadal, numa lista que arredou Rui Machado do “top-100”.
Também por problemas físicos, Rui Machado, que em inícios de outubro do ano passado chegou ao 59.º posto da hierarquia, está a começar a temporada da pior forma e na atualização do “ranking” desta semana caiu 21 lugares.
Em sete torneios que já disputou em 2012, Rui Machado foi eliminado sempre na ronda inaugural, uma campanha menos feliz que o desalojou agora do grupo dos 100 melhores do Mundo, onde continua a figurar Frederico Gil, que até subiu uma posição (é agora 84.º).
No cimo da classificação, a revalidação do título em Miami permitiu a Djokovic reforçar a liderança na lista mundial, passando agora a deter uma vantagem de 2.735 pontos sobre Nadal, que desistiu nas meias-finais do torneio californiano, por problemas num joelho.
Ainda na elite do “top-10”, o argentino Juan Martin del Potro, que começa a defender no final do mês o título no Estoril Open, foi outra das maiores figuras da semana, ao reentrar neste grupo, por “troca” com o norte-americano John Isner.
Em femininos, a bielorrussa Viktoria Azarenka não foi além dos quartos de final em Miami, mas mantém esta semana o comando do “ranking”, embora “apertada” pela russa Maria Sharapova, finalista, pela segunda vez consecutiva, do torneio de Miami.
Ainda no grupo das dez melhores, a norte-americana Serena Williams é a nova “residente”, apesar de não ter passado dos quartos de final em Miami, mesmo assim, bem melhor que em 2011 (ausente por lesão).
Michelle de Brito continua a ser a melhor portuguesa entre a hierarquia mundial, embora tenha descido cinco posições, figurando agora no 149.º posto.