Gastão Elias e Rui Machado, dois dos “heróis” da promoção de Portugal ao Grupo I da Taça Davis em ténis, sofreram esta segunda-feira ligeiras quedas no “ranking” mundial.

Rui Machado, que conquistou domingo o ponto decisivo no triunfo por 3-2 sobre a Moldova, fechava a semana passada o grupo dos 300 melhores do mundo, mas surge na lista de hoje na posição 303.

Gastão Elias mantem-se como número dois português, mas afastou-se um pouco mais do objetivo de entrar no top-100, caindo uma posição, para 132.º.

João Sousa, outro dos membros da seleção portuguesa, continua firme como o mais cotado português no circuito, mantendo a 89.ª posição da hierarquia, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic, seguido de perto pelo espanhol Rafael Nadal.

Na lista feminina, que também não regista mudanças no topo da classificação, comandada pela norte-americana Serena Williams, Michelle de Brito, que falhou a entrada para o quadro principal do torneio canadiana do Quebeque, desceu dois lugares e surge hoje na 100.ª posição.

Maria João Koehler, que não disputa um torneio desde que passou uma ronda no Open dos Estados Unidos, quarto e último Grand Slam do ano, valorizou, mesmo assim, a cotação no “ranking” e aparece na lista de hoje no lugar 114, que representa uma subida de três posições.