A antiga número um britânica Elena Baltacha morreu hoje aos 30 anos devido a um cancro no fígado, informaram os familiares da tenista, que estava retirada dos “courts” desde 2013.
“Estamos sem palavras perante a perda da nossa bela, talentosa e determinada Bally”, disse o marido e antigo treinador da tenista aquando do anúncio da morte.
Elena Baltacha sofria desde os 19 anos de uma doença rara no fígado, que a diminuía fisicamente, ainda assim conseguiu 11 títulos individuais, tendo atingido a 49.ª posição no “ranking" feminino.
A tenista foi número um britânica durante quase três anos, de dezembro de 2009 a junho de 2012, e retirou-se em novembro de 2013 devido ao cancro no fígado.
“Estamos muito tristes por perder a nossa amiga Elena, que não conseguiu vencer a sua luta contra o cancro. O seu percurso nunca foi fácil e ela mostrou sempre a sua força, o seu sentido de humor e o seu espiríto indomável”, disse o presidente do WTA, Stacey Allaster.
Chris Evert, Lindsey Davenport, Ana Ivanovic e Petra Kvitova, antigas e atuais tenistas do circuito, manifestaram igualmente a sua tristeza e condolências através das redes sociais.
Nos jogos da noite de hoje do Open de Madrid será guardado um minuto de silêncio em memória de Elena Baltacha.