O tenista português Gastão Elias mostrou-se esta terça-feira «contente» com a vitória conseguida frente ao argentino Horacio Zeballos no Portugal Open e recusou qualquer pressão por ser o único português ainda em prova.

Gastão Elias qualificou-se para a segunda ronda do 24.º Portugal Open, na primeira vez que conseguiu passar uma eliminatória da prova.

À oitava presença no Jamor, a quinta no quadro principal, Elias, atual numero 113 da hierarquia, bateu o sétimo cabeça de série, em dois "sets", pelos parciais de 6-3 e 6-4, em 1:22 horas.

«Finalmente" foi o primeiro pensamento do tenista português quando conquistou o "match point», segundo contou aos jornalistas em conferência de imprensa.

«Já tinha jogado algumas vezes com ele. Era um jogo em que acreditava que tinha muitas chances de ganhar. Foi meter em uso o que tirei dos outros jogos e a experiência das outras vezes que o defrontei», afirmou.

Esta foi a quarta vez que os dois tenistas se encontraram, sendo que foi a primeira que acabou em dois "sets" e a segunda vez que o português levou a melhor.

«Hoje as coisas correram bem. Estou contente com esta vitória», disse Gastão Elias.

Elias é agora o único português a seguir em frente no 24.º Portugal Open, embora isso não lhe cause qualquer pressão.

«Não me dá nenhuma pressão. Claro que era bom haver mais do que um português. Os portugueses fizeram boas atuações embora tenham perdido. Espero levar o nome de Portugal mais para a frente ainda e ter o público a apoiar-me», sustentou.

Em vésperas de se tornar o número um em Portugal, Gastão Elias considera a conquista uma «recompensa» do seu trabalho.

«Fico contente por passar a ser o número um português embora tenha outros objetivos em mente. O principal é concentrar-me nos meus jogos», contou Elias, admitindo que está a jogar o melhor ténis da sua carreira.

A «consistência mental» foi apontado pelo tenista português como uma meta a atingir.

«Nos últimos tempos tenho conseguido lidar melhor com isso e isso vê-se nos meus resultados. Espero continuar a progredir», concluiu.

Na segunda ronda, Gastão Elias, o único sobrevivente português no quadro masculino, defrontará o uzbeque Denis Istomin, 50.º do "ranking" mundial.

O 24.º Portugal Open prossegue até domingo, no Complexo do Jamor, em Oeiras.

Veja aqui o Especial do Portugal Open