A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou hoje ter aprovado a extensão de sete para 11 dias as Finais da Taça Davis em 2021, após a última edição ter sido cancelada, devido à covid-19, e a três cidades anfitriãs.

A Caja Mágica de Madrid continuará a ser a principal sede e receberá as fases de qualificação de dois grupos, dois encontros dos quartos de final, as meias-finais e a final, enquanto as outras duas cidades europeias, ainda por definir, vão acolher, cada uma, a fase de qualificação de dois grupos e uma eliminatória dos quartos de final.

Depois da alteração de formato, em 2019, sobretudo no que respeita ao Grupo Mundial, que passou a ser disputado apenas em uma ocasião e consagrou Espanha campeã em casa, a Taça Davis volta a sofrer alterações e, esta temporada, irá decorrer entre 25 de novembro e 05 de dezembro.

“As finais de 2019 foram um espetáculo memorável para os jogadores e adeptos, lançando ao mesmo tempo alicerces para o futuro. Apesar do sucesso em 2019, foi claro que o evento beneficiaria com algumas revisões ao seu formato competitivo e local de realização. Depois da deceção de cancelar a edição de 2020, estamos agora focados em organizar o melhor evento possível”, explicou em comunicado Kris Dent, diretor executivo da ITF.

Albert Costa, diretor das Finais da Taça Davis, além de assegurar que existe um “compromisso de longo prazo com esta histórica competição”, acredita que as alterações “vão melhorar a experiência para os jogadores e adeptos” da Taça Davis, que será ainda reduzida, em 2022, de 18 para 16 países participantes.

“Com estádios maiores para todas as eliminatórias, a introdução de um formato multi-cidade vai levar a competição a uma audiência ainda maior, ao mesmo tempo que aliviamos a pressão sobre os jogadores, introduzindo melhorias no agendamento dos encontros”, justificou o espanhol.

A seleção de Portugal garantiu no início de março de 2020 a permanência no Grupo I, após a vitória na Lituânia, por 4-0, e em setembro do ano passado teria disputado o acesso ao ‘qualifying’ das Finais da Taça Davis, caso não tivesse sido a edição cancelada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.