O suíço Roger Federer alcançou hoje, na primeira ronda do Open da Austrália, a vitória 1001 da sua carreira, num dia marcado pelo afastamento da sérvia Ana Ivanovic e pela passagem do português João Sousa à segunda jornada.
No primeiro torneio do ‘Grand Slam’ da temporada, no qual procura a quinta vitória, Federer derrotou em três ‘sets’ (6-4, 6-2 e 7-5) Yen-Hsun Lu, de Taiwan, e dedicou a vitória ao seu treinador e antigo jogador, Stefan Edberg, que hoje cumpre 49 anos.
Na segunda ronda, Roger Federer, segundo favorito vai encontrar o italiano Simone Bolelli, que hoje venceu o argentino Juan Monaco, por 6-3, 3-6 e 6-3.
No regresso a sério aos “courts”, depois de ter falhado o final da época passada – devido a uma apendicite e problemas nas costas – Rafael Nadal impôs-se ao russo Mikhail Youzhny, por 6-3, 6-2 e 6-2.
“Foi um resultado bastante positivo e dá-me bastante confiança”, afirmou Nadal, terceiro favorito e detentor de 14 títulos em torneios do ‘Grand Slam’.
O britânico Andy Murray, sexto pré-designado, e o checo Thomas Berdych, sétimo, impuseram-se ao indiano Yuki Bhambri e ao colombiano Alejandro Falla, respetivamente.
A jogar em casa, Thanasi Kokkinakis, derrotou o letão Ernests Gulbis, 11.º cabeça de série, num encontro longo, pelos parciais de 5-7, 6-0, 1-6, 7-6 (7-2) e 8-6.
O português João Sousa também garantiu presença na segunda ronda, ao vencer o australiano Jordan Thompson, em três ‘sets’, pelos parciais de 6-4, 7-6 (7-5) e 6-4.
Na segunda ronda, o português, 55.º do ranking mundial, vai defrontar o eslovaco Martin Klizan, 32.º cabeça de série e número 34 do mundo, que bateu o japonês Tatsuma Ito por 7-6 (8-6), 6-2 e 6-1.
No quadro feminino, a maior surpresa foi protagonizada pela checa Lucie Hradecka, que deixou pelo caminho a sérvia Ana Ivanovic, quinta cabeça de série, vencendo pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-2.
A russa Maria Sharapova, que caso alcance a final ascende à liderança da classificação WTA, estreou-se no torneio – que venceu em 2008 - com um triunfo fácil sobre a croata Petra Martic (6-4 e 6-1).
A romena Simona Halep, terceira pré-designada, impôs-se com facilidade à italiana Karin Knapp, por 6-3 e 6-3, enquanto a alemã Angelique Kerber, nona favorita, caiu frente à romena Camelia Begu, por 6-4, 0-6, 6-1.
Os líderes da classificação mundial, a norte-americana Serena Willliams e o sérvio Novak Djokovic, entram em ação mais tarde.
Comentários