O tenista suíço Roger Federer reforçou a liderança do “ranking” ATP, hoje divulgado, depois de ter conquistado domingo o Masters 1000 de Cincinnati com uma vitória sobre o sérvio Novak Djokovic, segundo da hierarquia.

Federer, de 31 anos, tornou-se no primeiro tenista a conseguir o “penta” em Cincinnati e igualou Rafael Nadal no recorde de 21 triunfos em torneios Masters 1000.

A subida da nona para a oitava posição do argentino Juan Martin del Potro, por troca com o sérvio Janko Tipsarevic, foi a única alteração no “top-10” mundial, no qual o espanhol Rafael Nadal, lesionado, mantém o terceiro posto.

Frederico Gil continua a ser o melhor português do “ranking”, ocupando a 114.ª posição, seguido de João Sousa, no lugar 121, e de Rui Machado, 131.º da tabela.

Em femininos, a bielorrussa Victoria Azarenka mantém a liderança, apesar de não ter disputado o torneio de Cincinnati, ganho domingo pela chinesa Li Na.

A polaca Agnieszka Radwanska subiu à segunda posição, por troca com a russa Maria Sharapova, enquanto a norte-americana Serena Williams, campeã olímpica em Londres2012, mantém o quarto posto.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito continua a figurar no grupo das 120 melhores, ocupando a 118.º posição, enquanto Maria João Koehler, que na semana passada tinha atingido a sua melhor classificação de sempre (139.º), desceu um lugar.