Roger Federer deixou hoje elogios ao espanhol Rafael Nadal, que recuperou a liderança do ranking mundial, e desvalorizou a hipótese de falhar este ano a Masters Cup, em Londres, que junta os oito melhores tenistas no final do ano.

O tenista suíço, que está na China onde vai disputar o Masters de Xangai, considerou que Nadal «demonstrou muitas vezes este ano que merece o primeiro lugar» do ranking ATP e que fez uma recuperação «fantástica» dos problemas físicos que o afastaram dos courts no final da última época.

«Tem sido incrível. Há um ano, muitas pessoas diziam que nunca voltaria a jogar ao mais alto nível e agora voltou a ser o número um mundial. Estou contente por ele e por tudo o que tem demonstrado», afirmou Federer.

O tenista suíço caiu esta semana para o sétimo lugar do ranking mundial e ainda não garantiu a nona presença consecutiva no Masters Cup no final da temporada, algo que para já não preocupa o antigo número um.

«Sinceramente só penso nisso quando me perguntam sobre isso. Se não me perguntam, não penso nisso. Claro que quero lá estar, para mim é o melhor torneio do calendário e quero competir, mas neste momento estou concentrado no meu jogo e no meu próximo adversário», explicou.

Para já, Rafael Nadal, Novak Djokovic e David Ferrer já garantiram um lugar no torneio que se vai realizar na capital inglesa.

Das oito vezes que participou na Masters Cup, desde 2003, Federer alcançou sempre a final do torneio, tendo levantado o principal troféu em seis ocasiões.