O tenista espanhol David Ferrer alcançou esta terça-feira em Roland Garros a 300.ª vitória em terra batida, cimentando o estatuto de segundo jogador no ativo com mais triunfos no pó de tijolo, atrás do compatriota Rafael Nadal, com 335.

Ferrer, oitavo do ‘ranking’ mundial e vice-campeão da edição de 2013 do antigo Portugal Open, chegou ao 300.º triunfo depois de vencer o checo Lukas Lacko, 94.º do circuito, em três ‘sets’, pelos parciais de 6-1, 6-3 e 6-1.

Nesta lista, Rafael Nadal é o jogador no ativo com mais triunfos em terra batida,ocupando o sexto lugar geral, a apenas duas vitórias do quinto, o seu compatriota Carlos Moya.

Na contabilidade da terra batida, o argentino Guillermo Villas lidera destacado, com um total de 644 vitórias, seguido do espanhol Manuel Orantes, com 489.

O austríaco Thomas Muster, bicampeão do Estoril Open, em 1995 e 1996, fecha o ‘pódio, com 422 vitórias.

À procura da décima vitória em Roland Garros, Nadal estreia-se hoje na edição de 2015 do segundo ‘Grand Slam’ do ano e ‘prova rainha’ da terra batida frente ao francês Quentin Halys, classificado no lugar 296 da hierarquia.