A tenista britânica Francesca 'Fran' Jones, que nasceu com quatro dedos em cada mão como resultado de uma anomalia no desenvolvimento embrionário, passou a primeira ronda da fase de qualificação do Open da Austrália, o primeiro grande torneio de ténis no qual ela sonha em poder jogar.

"A minha síndrome é muito rara. É complicada porque há muitos sintomas. Os meus são que tenho três dedos no pé direito, quatro no esquerdo e quatro em cada mão. Os médicos disseram-me que eu não poderia jogar ténis. A minha reação foi: 'Já que me disseram isso, vou provar que estão errados'", explicou a jovem tenista de 20 anos, em entrevista publicada no site da Federação Internacional de Ténis (ITF).

"Digamos que o meu corpo não foi feito para ser de um atleta, mas para mim isso não significa que eu não possa ser. Até um Rolls Royce é construído a partir do nada", acrescentou a tenista, atualmente na 241ª posição do ranking feminino.

A doença genética de Francesca 'Fran' Jones é uma forma de ectrodactilia, que se caracteriza por uma malformação dos membros, e gera "um grande problema de equilíbrio".

"Quando se tem menos dedos, fica mais difícil colocar peso nos pés", explica, especificando que devido a doença, tem maior risco de lesões.

Mas há também "os olhares, as perguntas, a simpatia… ou, ao contrário, o ódio" que provoca.

Jones superou todos esses obstáculos físicos, o que também levou-a a construir um caráter forte.

E as suas aparições em Wimbledon (eliminada na primeira rodada da fase de classificação em 2018 e 2019) foram registadas como dois dos momentos mais importantes da sua vida.

"Ouvir as pessoas gritarem o teu nome é o melhor, sentir-se apoiada", destaca ela.

Depois de eliminar a romena Monica Niculescu (144ª da WTA, ex-top 30) na primeira ronda do Open da Austrália, que acontece em Dubai devido as restrições sanitárias, a britânica vai enfrentar a croata Jana Fett (209ª) para continuar a sonhar em estar pela primeira vez na sua carreira no quadro principal de um Grand Slam (de 8 a 21 de fevereiro).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.