Gastão Elias foi o único dos três tenistas portugueses em prova a apurar-se hoje para a segunda ronda do torneio de qualificação de Roland Garros, segundo ‘Grand Slam’ da temporada, que começa oficialmente a 25 de maio.

Na primeira ronda do ‘qualifying’, o número dois português, e 155 do ‘ranking’ mundial, venceu o belga Arthur De Greef, no lugar 265 da hierarquia, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 6-2.

Na segunda e penúltima ronda da qualificação, Gastão Elias defrontará o argentino Guido Pella, número 114 da hierarquia. No único confronto direto, disputado em 2014, o português venceu o sul-americano nos quartos de final do ‘challenger’ de São Paulo.

Menos sorte tiveram Rui Machado e Pedro Sousa, os outros dois portugueses que disputavam o ‘qualifying’ masculino do ‘Grand Slam’ francês.

Rui Machado, 221 do mundo, perdeu com o belga Germain Gigounon, Bel, 208, por 7-6 (7-3) e 6-2, enquanto Pedro Sousa, classificado na posição 838, mas com ‘ranking’ protegido (devido a lesão prolongada), foi derrotado pelo romeno Marius Copil, 207.º do circuito, por 6-7 (0-7), 6-3, 6-3.

Na quarta-feira estreia-se a única portuguesa em prova, Michelle Larcher de Brito. A número 124 do ‘ranking’ defronta na primeira ronda da qualificação feminina a francesa Clothilde de Bernardi, 315 da classificação feminina.