Gastão Elias foi hoje o único tenista português a passar à segunda ronda da fase de qualificação do torneio de São Paulo, no Brasil, já que tanto João Sousa como Frederico Gil perderam os seus encontros.

Gastão Elias entrou da melhor forma no "qualifying" de singulares do torneio brasileiro, “despachando” em apenas 58 minutos o local Bruno Sant'Anna.

Quinto cabeça de série, o 132.º jogador da hierarquia mundial garantiu a presença na segunda ronda com um triunfo por 6-1 e 6-2 sobre o 388.º tenista mundial.

O próximo adversário de Elias, que aproveitou de forma irrepreensível as oportunidades para quebra de serviço de que dispôs (cinco em cinco), sairá do jogo entre o sérvio Dusan Lajovic e o equatoriano Júlio César Campozano.

Ao contrário do compatriota, João Sousa não mostrou o porquê de ser o número um português e o primeiro cabeça-de-série da fase de qualificação do torneio brasileiro, caindo logo na estreia diante do colombiano Alejandro Gonzalez (210.º do ranking ATP).

0 88.º tenista mundial ainda salvou oito “break points”, mas foi incapaz de contrariar a fraca percentagem no segundo serviço (33 por cento de pontos ganhos) e a maior eficácia do adversário, que ganhou por 4-6, 7-6 (7-3) e 6-2, após duas horas e 29 minutos no “court”.

Sousa soma assim a segunda derrota consecutiva, depois de ter sido eliminado na primeira ronda do torneio de Viña del Mar, no Chile.

Frederico Gil seguiu o exemplo do número do número um luso e perdeu frente ao espanhol Javier Marti, por 7-6 (7-5) e 7-5.

Num encontro muito equilibrado, disputado durante uma hora e 44 minutos, o 185.º foi mais forte nos pontos decisivos, pondo um ponto final no percurso de Gil (181.º) no torneio brasileiro.