João Geraldo e Jeni Shao foram hoje eliminados, nos torneios de repescagem, na qualificação olímpica europeia de ténis de mesa, que se está a disputar em Halmstad, na Suécia.

Na véspera, Marcos Freitas, Tiago Apolónia e Fu Yu tinham conseguido vagas diretas, tendo o torneio prosseguido para que aos oito apurados em cada setor se juntassem mais dois.

Com a quota portuguesa em singulares masculinos para o Rio2106 já totalmente preenchida, Geraldo competiu para tentar chegar a um lugar de reserva e começou por bater o eslovaco He Bai, por 4-2.

Nos quartos de final do seu grupo (que atribuirá uma das vagas) perdeu com o ucraniano Lei Kou, por 4-0.

A repescagem feminina não correu nada bem a Jeni Shao, que caiu logo no primeiro jogo, por 4-1, ante a checa Renata Srbikova.

Jeni Shao ainda tem uma boa possibilidade para se apurar para os Jogos, mas terá de o fazer através do próximo 'ranking' de qualificação, em que segue em 31.ª.

Virtualmente apurada para os Jogos está também a equipa masculina - são quintos do mundo - e está definido que quem acompanha Marcos Freitas e Tiago Apolónia para formar o trio efetivo é o agora ausente João Monteiro, que está lesionado.