O tenista português Gonçalo Oliveira avançou hoje para a segunda ronda do ‘challenger’ de Santiago, ao derrotar o esloveno Blaz Rola, em dois ‘sets’.

À quarta foi de vez para Gonçalo Oliveira, que, depois de perder na primeira ronda nos ‘challengers’ de Lima (Peru), Guayaquil (Equador) e Montevideu (Uruguai), alcançou a segunda ronda do torneio chileno, com um triunfo por 6-4 e 7-6 (7-5), sobre o 208.º jogador mundial.

No dia em que atingiu o melhor ‘ranking’ da carreira (subiu ao 211.º posto), o jovem portuense esteve sempre no comando do encontro, adiantando-se para 5-1 no primeiro parcial, após ter quebrado o serviço de Rola em duas ocasiões.

A servir para fechar com 5-2, o número cinco português cedeu um ‘break’ ao esloveno, mas acabou por impor-se no ‘set’ por 6-4.

O segundo parcial foi uma história completamente diferente para Oliveira, que viu Rola elevar o nível de jogo e equilibrar o encontro. O português conseguiu quebrar primeiro o serviço do seu adversário, no quinto jogo, mas sofreu de imediato o ‘contra-break’, com o duelo a encaminhar-se para o ‘tie-break’.

Aí, o luso de 22 anos não ‘tremeu’, garantindo a vitória após uma hora e 48 minutos em ‘court’.

Na segunda ronda do ‘challenger’ de Santiago, Oliveira vai defrontar o vencedor do duelo entre o argentino Facundo Arguello e o salvadorenho Marcelo Arevalo.