A jovem tenista russa Mirra Andreeva, de 16 anos e 102ª do ranking da WTA, classificou-se pela primeira vez na sua carreira para os oitavos de final de um torneio do Grand Slam, neste domingo (9) em Wimbledon, derrotando a compatriota Anastasia Potapova, 23ª do mundo, pela terceira ronda, por 6-2 e 7-5.

Foi a segunda vez esta semana em que eliminou uma cabeça de série no All England Club, depois de, na ronda anterior, ter beneficiado do abandono da checa Barbora Krejcikova (11ª do mundo), a quem Andreeva já vencia por 6-3 e 4-0.

Vinda da fase de qualificação, Andreeva vai entrar na segunda semana de Wimbledon, onde vai enfrentar nesta segunda-feira a americana Madison Keys (18ª), especialista em court de relva e que recentemente venceu o torneio de Eastbourne.

Após a vitória neste domingo sobre Potapova, Andreeva afirmou que a capacidade de luta do tenista espanhol Rafael Nadal serve de inspiração e exemplo.

"Fiquei impressionada quando Rafa voltou depois de uma lesão e venceu o Open da Austrália em 2022 e depois Roland Garros", afirmou. "Essa força mental é algo que tento imitar. Tento pensar no que ele faria a cada momento", explicou ainda.

Andreeva já se tinha destacado noutros grandes torneios neste ano, chamando a atenção principalmente pela idade.

A jovem tenista avançou para os oitavos de final do torneio de Madrid e depois chegou à terceira ronda em Roland Garros, nas duas oportunidades na terra batida.

--- Resultados deste domingo de Wimbledon:

3ª ronda (simples feminino):

Mirra Andreeva (RUS) x Anastasia Potapova (RUS/N.22) 6-2, 7-5

Oitavos de final (simples feminino):

Jessica Pegula (EUA/N.4) x Lesia Tsurenko (UCR) 6-1, 6-3

Markéta Vondrousová (CZE) x Marie Bouzková (CZE/N.32) 2-6, 6-4, 6-3

Nota da Redação: a notícia foi atualizada