Entre os dois torneios Masters 1000 que se realizam este mês nos EUA, Frederico Gil (86.º ATP) participou no Dallas Tennis Classic, “challenger” dotado com 125 mil dólares em prémios monetários.

No entanto, o tenista português não conseguiu passar o seu primeiro adversário, o experiente russo Igor Andreev (107.º) que em 2008 ocupou o 18.º lugar do ranking mundial.

Num encontro decidido em poucos pontos, Andreev concretizou o único “break-point” de que dispôs no set decisivo e ganhou, por 1-6, 6-3 e 6-3.

«A chave do encontro esteve a 2-2 do segundo set. Entrei no primeiro set bastante sólido enquanto ele estava a cometer erros. No início do segundo, houve muita luta, mas levei um ‘break’ que me fez andar atrás do resultado. Logo no começo do terceiro set, ele ‘quebrou-me’ e eu tive dois ‘break-points’ para fazer o 3-3 que não aproveitei. Senti-me bem, mesmo com vento, mas tenho de jogar mais com a percentagem do primeiro serviço e com mais intensidade nas pernas e na cabeça. A bater na bola (serviço, direita…) estou a sentir-me muito bem», disse Gil, que já tinha defrontado este adversário em 2009, em New Haven, com o russo a ganhar em dois sets (6-4, 6-4).

Após mais um dia de treinos em Dallas, Gil viaja para Miami onde vai preparar o Sony Ericsson Open, da categoria Masters 1000.