O tenista Jaime Faria foi o único português, dos cinco que entraram hoje em ‘court’, a aceder à segunda ronda do Braga Open, torneio de categoria 75 do ATP Challenger Tour, a decorrer no Clube de Ténis de Braga.

Num dia em que o encontro da jornada inaugural de João Sousa com o tunisino Moez Echargui foi suspenso, por falta de luz natural, quando o marcador registava 6-2 e 4-6, o jovem Faria, de 20 anos, derrotou o favorito cazaque Timofey Skatov, 123.º no ‘ranking’ ATP e segundo cabeça de série, em três ‘sets’, pelos parciais de 6-1, 5-7 e 6-4.

Garantido o triunfo ao fim de duas horas e 14 minutos, o tenista do Centro de Alto Rendimento do Jamor, que recebeu um ‘wild card’ para o quadro principal do challenger, pode defrontar na segunda eliminatória o compatriota Sousa, número 283 na hierarquia mundial, caso o minhoto vença na quarta-feira o terceiro parcial frente ao ‘qualifier’ Echargui (299.º ATP).

Já entre os restantes representantes nacionais em prova, não foi uma jornada feliz. O primeiro a ser eliminado foi Henrique Rocha (325.º ATP), que cedeu perante o francês Titouan Droguet (170.º ATP), por 6-3 e 6-1, enquanto João Domingues, campeão do Braga Open em 2019, foi derrotado pelo sul-coreano Gerard Campana Lee (419.º ATP), com os parciais de 6-2 e 6-1.

Gastão Elias (351.º ATP), por sua vez, não conseguiu contrariar o favoritismo do italiano Alessandro Giannessi (215.º ATP) e, depois de ter convertido apenas três das 16 oportunidades para ‘break’, acabou afastado na ronda inaugural, pelos parciais de 7-6 (7-2) e 6-4.