O tenista português Jaime Faria assegurou hoje a qualificação inédita para os quartos de final de um challenger no Braga Open, que está a decorrer no Clube de Ténis de Braga, depois de derrotar o tunisino Moez Echargui.

O jovem jogador, de 20 anos, conquistou a segunda vitória consecutiva nos courts de terra batida do clube minhoto, onde hoje superou o adversário africano, que ocupa o 299.º lugar no ranking ATP aos 30 anos, em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-4.

Jaime Faria, jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, precisou de apenas uma hora e 19 minutos para bater Echargui, que havia surpreendido João Sousa na ronda inaugural, e qualificar-se, pela primeira vez, para o lote de quartofinalistas de um torneio do ATP Challenger Tour.

“Os primeiros ‘quartos’ de um challenger é sempre muito especial, sobretudo quando é em Portugal e aqui em Braga. Não me senti muito bem em campo, acho que o encontro não foi muito bem jogado, houve algum nervosismo das duas partes, porque ambos sentimos que era uma oportunidade de seguir para os quartos de final, mas acabei por ser bastante competente e fui arranjando soluções ao longo do encontro”, confessou o jovem tenista.

Depois de afastar o cazaque Timofey Skatov (130.º ATP), conquistando o primeiro triunfo em quadros principais de singulares do ATP Challenger Tour, e de derrotar o tunisino, Faria vai agora defrontar o espanhol Oriol Roca Batalla (140.º ATP), que hoje ultrapassou o sul-coreano Gerard Campana Lee, por duplo 6-2.

Enquanto o lisboeta assegurou a presença nacional no quadro de singulares, a prova de pares ficou hoje órfã de jogadores portugueses, após o desaire de Tiago Pereira e Duarte Vale frente aos italianos Stefano Travaglia e Alexander Weis, por 6-4 e 6-4.