Jakub Mensik, de apenas 19 anos, conquistou o seu primeiro título na carreira depois de derrotar o seu ídolo de infância, Novak Djokovic. O tenista checo levou a melhor perante o sérvio na final do Masters 1000 Miami, que esteve seis horas atrasada devido à chuva.

A partida teve cerca de duas horas e terminou com os parciais de 7-6(4) e 7-6(4), culminando no momento mais importante da carreira do tenista de 19 anos. Assim, Novak Djokovic não conseguiu festejar a conquista do seu 100.º título.

Mensik surpreendeu tudo e todos ao derrotar o favorito à vitória. Contudo, o checo foi demonstrando muita maturidade num jogo que foi equilibrado até ao final. Ainda assim, foi o jovem que demonstrou ter mais pernas nos momentos decisivos.

Djokovic pronunciou-se em campo depois da derrota e dirigiu palavras elogiosas ao adversário.

"Não quero falar muito. Antes de mais, este é o momento do Jakub, um torneio incrível, o primeiro de muitos. Dói-me admitir, mas neste momento és melhor, jogaste e serviste de forma incrível, foi um esforço mental fantástico para te manteres forte nos momentos difíceis, é fantástico. Desejo-te tudo de bom e talvez me deixes ganhar da próxima vez, porque tens ainda muito pela frente", disse o sérvio.

Por outro lado, o tenista checo disse estar a viver o melhor dia da sua vida e revelou que não há tarefa mais difícil do que vencer Djokovic.

"Estou com a cabeça a mil, não sei o que dizer. É incrível, este é provavelmente o maior dia da minha vida. Estou muito feliz com a forma como joguei, foi fantástico, consegui controlar os nervos antes do jogo e estou radiante. Acho que as emoções mais fortes ainda estão para vir. Não é a primeira vez que jogo contra o Novak, não há tarefa mais difícil no ténis do que vencê-lo. Senti-me muito bem. Chegou a minha hora. Tentei apenas concentrar-me no jogo e, como nos jogos anteriores, senti bem a bola."

Desta feita, Mensik mostrou-se ao seu melhor nível e conseguiu derrubar Novak Djokovic para poder levantar o seu primeiro troféu. Antes, já tinha deixado para trás Jack Draper, Roman Safiullin, Tomás Machác, Arthur Fils e Taylor Fritz.

Aos 19 anos, Mensik é o segundo mais jovem a vencer o torneio de Miami, apenas superado pelo espanhol Carlos Alcaraz, que, em 2022, venceu com 18 anos.

Mensik é também o primeiro checo em 20 anos a conquistar um Masters 1.000, depois de Thomas Berdych em Paris, em 2005, além de ser o quarto tenista a conquistar o seu primeiro título num torneio dessa categoria.

*artigo atualizado às 11:18 com lusa