O tenista português João Sousa apurou-se hoje para as meias-finais do “challenger” de Trnava, na Eslováquia, ao bater o francês Stephane Robert, por 6-7 (3-7), 6-3 e 7-5.

Com o triunfo, conquistado depois de duas horas e 17 minutos em court, João Sousa avançou para a meia-final, um feito que pode valer-lhe o melhor ranking da sua carreira.

Primeiro tenista luso na hierarquia mundial, Sousa, que ocupa a 109.ª posição do ranking, foi posto à prova por Robert, que venceu o primeiro parcial no “tie-break”, superiorizando-se por 7-3.

O terceiro cabeça-de-série do torneio “challenger” eslovaco recuperou, vencendo o segundo “set” por 6-3, e entrou dominador no terceiro parcial, chegando a dispor de uma vantagem de 4-1, que Robert anulou.

Com 5-5 no derradeiro parcial, Sousa fez valer a sua maior eficácia nos “break points” (conquistou seis em 11, enquanto o francês somou apenas três em sete), para fechar o encontro com um 7-5.

Com esta vitória, Sousa, que na próxima ronda irá defrontar o russo Andrey Kuznetsov, quinto cabeça-de-série, poderá na segunda-feira, quando forem publicados os rankings mundiais, tornar-se no quarto tenista português a figurar no “top 100”, depois de Nuno Marques, Frederico Gil e Rui Machado.