O tenista português João Sousa admitiu hoje que enfrentou um “encontro difícil” na primeira ronda do Masters 1000 de Roma, na qual venceu o ‘wild-card’ italiano Lorenzo Sonego, 333.º do ‘ranking’ mundial.

"Foi um encontro difícil, em que ‘a priori’ eu era favorito. Até comecei bem o encontro com dois ‘breaks’. Depois não servi tão bem e isso criou-me algumas dúvidas no meu jogo. Não consegui ser agressivo e acutilante como gostava, daí o encontro ter-se complicado. Ele teve mérito porque jogou a um nível muito bom com o apoio do público e eu soube sofrer muito bem e soube estar física e mentalmente bem no encontro e daí a minha vitória”, afirmou, em declarações divulgadas pela sua assessoria de imprensa.

João Sousa, 30.º do ‘ranking’, avançou para a segunda ronda do Masters 1000 de Roma, ao vencer Lorenzo Sonego, por 6-7 (5-7), 6-3 e 7-5, após duas horas e 57 minutos.

Na segunda ronda do torneio italiano, Sousa, que na semana passada chegou pela primeira vez aos quartos de final de um Masters 1000, vai defrontar o austríaco Dominic Thiem, 13.º cabeça de série.

"Agora o importante é descansar para estar a 100 por cento no jogo de singulares e também de pares, mas com todas as forças para defrontar o Dominique Thiem, um jogador que conheço muito bem, já o defrontei inúmeras vezes e vai ser um encontro muito difícil", disse.

Este será o sexto encontro entre ambos, com o austríaco a levar uma vantagem de 4-1, tendo vencido Sousa pela última vez na Taça Davis, em Guimarães, já este ano.

Também hoje, em dupla com o francês Benoît Paire, João Sousa qualificou-se para os oitavos de final do quadro de pares do Masters 1000 de Roma, ao afastar os italianos Andrea Arnaboldi e Alessandro Gianessi.

A dupla luso-francesa precisou de 65 minutos para afastar por 6-4, 6-3, os italianos, que receberam um convite da organização.

"Em relação ao encontro de pares, uma boa exibição tanto minha como do Benoît Paire. Penso que fizemos excelentes pontos, ativos, ele respondeu muito bem, serviu muito bem. Estamos muito contentes com a vitória e com a parceria", comentou.

Na próxima ronda, Sousa e Paîre vão defrontar o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, sextos cabeças de série, que ficaram isentos na primeira eliminatória.