João Sousa bateu hoje o croata Marin Cilic e assegurou a qualificação para a terceira ronda de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam da temporada, que decorre até 14 de julho no All England Club.

O número um nacional e 69.º colocado no ranking ATP nunca tinha derrotado Cilic (18.º ATP), vice-campeão de Wimbledon em 2017, e ‘escolheu’ o dia de hoje para fazê-lo, na relva do ‘court' número 12, garantindo o acesso à fase seguinte do ‘major’ britânico apenas pela segunda vez na carreira, por triplo 6-4, em duas horas e 12 minutos.

No final da partida, o português admitiu ter feito "um dos melhores encontros da carreira", "face a um dos melhores jogadores do mundo".

"Estou muito contente com esta vitória face a um jogador que já tinha defrontado anteriormente e a quem nunca tinha vencido um set. É um dos melhores jogadores do mundo e hoje foi um dia perfeito", começou por dizer.

"Consegui jogar a um nível e intensidade altíssimos, desde o princípio até ao final, e muito concentrado. Fiz um dos melhores encontros da minha carreira. Só posso estar contente com a minha exibição de hoje e por estar, outra vez, na terceira ronda de um torneio do Grand Slam, num torneio tão emblemático como é Wimbledon", vincou.