O tenista português João Sousa alcançou hoje a segunda ronda do torneio de Valência, Espanha, ao vencer o luxemburguês Gilles Muller, por 7-6 (11-9) e 6-3.

O número um luso e 46.º jogador mundial superiorizou-se ao 35.º classificado da hierarquia, avançando para a segunda fase do torneio espanhol, da categoria ATP 250, em uma hora e 39 minutos.

Depois do luxemburguês ter conquistado o seu primeiro jogo de serviço, os ‘breaks’ sucederam-se até ao 3-3, altura em que os dois tenistas seguraram o serviço e empurraram a decisão para o ‘tie-break’.

Com o equilíbrio a ser a nota dominante no primeiro parcial, Sousa, que chegou a dispor de um ponto de ‘break’ para quebrar para 6-5, acabou por ser mais forte no ‘tie-break’, para vencer por 11-9.

A vitória no primeiro ‘set’ embalou o vimaranense, de 26 anos, que quebrou o serviço de Muller para o 2-0, mantendo a vantagem até estar a servir com 4-2 no marcador, já depois de ter desperdiçado dois pontos de ‘break’ para fazer o 5-1.

Sousa não deixou que o ‘break’ afetasse a sua concentração, fazendo de imediato o ‘contra-break’ para fechar o segundo parcial por 6-3.

Na segunda ronda do 'indoor' de piso rápido de Valência, o tenista luso vai encontrar o vencedor do encontro entre o quinto cabeça de série, o francês Benoit Paire, e o ‘lucky loser’ eslovaco Norbert Gombos.