O português João Sousa “caiu” dois lugares no “ranking” mundial de ténis, figurando na lista de hoje na 44.ª posição, numa hierarquia que continua a ser liderada pelo espanhol Rafael Nadal.

João Sousa, que na última semana foi eliminado da segunda ronda do torneio alemão de Dusseldorf, depois de ficar isento da eliminatória inaugural, não vence um encontro do circuito há seis torneios consecutivos.

Hoje, o número um português defronta o sérvio Novak Djokovic, segundo na classificação do circuito profissional, na primeira ronda de Roland Garros, segundo “Grand Slam” da temporada.

O número dois português, Gastão Elias, subiu três posições e aparece na lista de hoje no 178.º lugar, um dia depois de ter sido eliminado na primeira ronda de Roland Garros.

Elias tinha superado o torneio de qualificação para marcar presença pela primeira vez no quadro principal do torneio parisiense, onde acabou por ser eliminado pelo argentino Diego Sebastian Schwartzman, 109 do mundo, por 6-4, 6-2 e 7-5.

No que respeita ao topo da hierarquia, não houve mexidas na elite dos dez melhores jogadores, um grupo que continua a ser fechado por uma das grandes sensações do ano, o japonês Kei Nishikori.

No circuito feminino, comandado pela norte-americana Serena Willliams, também não ocorreram alterações no grupo das dez mais cotadas, com o principal protagonismo na parte de cima da tabela a pertencer à canadiana Eugenie Bouchard.

A adversária de hoje da portuguesa Michelle de Brito na primeira eliminatória de Roland Garros está agora a uma posição do “top-15”, surgindo no 16.º lugar, o melhor de sempre da sua carreira.

Já a número um portuguesa perdeu um lugar na hierarquia, aparecendo hoje na 117.ª posição.