O tenista português João Sousa foi hoje eliminado do torneio de Marselha, em França, ao perder na primeira ronda com o austríaco Dominic Thiem, por 7-6 (8-6) e 6-4.

O jovem austríaco, de 21 anos e 48.º da classificação ATP, resolveu o encontro a seu favor em uma hora e 50 minutos e repetiu o triunfo sobre o número um português conseguido no Open da Austrália de 2014, no único confronto anterior entre ambos.

Depois de um primeiro 'set' bastante equilibrado, com um 'break' para cada lado e apenas resolvido no jogo de desempate, após 66 minutos, o encontro desnivelou-se ligeiramente na segunda partida.

O segundo 'set' começou com uma troca de 'breaks', mas Thiem conseguiu uma quebra se serviço decisiva no sétimo jogo (4-3) e esteve perto de fechar o encontro no nono, o que não aconteceu porque João Sousa salvou cinco 'match-points' e segurou o seu serviço.

No entanto, o tenista de Guimarães, 45.º na tabela mundial, viu o adversário consumar o triunfo de imediato no primeiro 'match-point' de que o austríaco dispôs no seu jogo de serviço.

João Sousa foi afastado na primeira ronda pela segunda vez seguida, depois de ter perdido há uma semana com o francês Gilles Simon no encontro inaugural do torneio de Roterdão, na Holanda. Dias antes, tinha atingido as meias-finais em Montpellier, França.