Os portugueses João Sousa e Gastão Elias passaram esta quarta-feira aos quartos de final do torneio “challenger” de ténis de Tampere, da Finlândia, ao vencerem, respetivamente, o finlandês Micke Kontinen e o belga Yannik Reuter.

Primeiro cabeça de série do “challenger” finlandês, João Sousa precisou apenas de dois “sets” para assegurar o acesso aos “quartos” do torneio finlandês e bater o “wild-card”, 878.º da hierarquia mundial, pelos parciais de 7-6 (7-3) e 6-1, em uma hora e 41 minutos.

O português, 145.º da hierarquia mundial, salvou quatro “break points”, tendo cedido apenas por uma vez o seu serviço, para marcar um encontro com o oitavo pré-designado, o holandês Boy Westerhof.

Também Gastão Elias cumpriu o que era esperado do segundo cabeça de série do “challenger” de Tampere, impondo-se ao “qualifier” Yannik Reuter, por 4-6, 6-4 e 6-3.

Depois de perder o primeiro “set”, o 159.º tenista mundial recuperou o seu jogo para passar aos quartos de final, nos quais irá encontrar o belga Niels Desein.