O tenista português João Sousa caiu um lugar no "ranking" mundial, surgindo na classificação desta segunda-feira na 53ª posição da hierarquia, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Para a atualização da tabela contou a eliminação precoce do número um português no Masters 1000 de Indian Wells. João Sousa foi eliminado logo na primeira ronda, enquanto em 2014 tinha passado uma eliminatória no torneio californiano.

Na "cabeça" da classificação, Djokovic, que venceu pela quarta vez o torneio de Indian Wells, manteve os 4.000 pontos de vantagem sobre o suíço Roger Federer, derrotado pelo sérvio na final de domingo.

Nesse confronto, Djokovic alcançou a 18.ª vitória sobre Federer, que continua a ter vantagem na contabilidade dos confrontos diretos com o sérvio, tendo ganhado 20 dos 38 frente a frente.

Entre o grupo de elite dos 10 melhores, o espanhol David Ferrer, vice-campeão da edição de 2013 do "antigo" Estoril Open, foi "promovido" uma posição, aparecendo na lista de hoje em sétimo lugar.

O número dois espanhol desalojou o suíço Stanislas Wawrinka, o campeão do torneio português precisamente em 2013 e que agora é o oitavo do circuito.

Em femininos, o topo da tabela continua a ser encabeçado pela norte-americana Serena Williams, que reforçou o comando apesar de ter sido forçada a desistir, por lesão, nas meias-finais de Indian Wells.

De regresso à prova californiana após 14 anos de boicote, por ter sido vítima de racismo na final de 2001, Williams dilatou a vantagem para a russa Maria Sharapova, agora a 1.712 pontos de distância.

Sharapova também passou a estar mais "ameaçada" por Simona Halep, que se sagrou campeã em Indian Wells. A romena entrou para o torneio norte-americano a 1.644 pontos de desvantagem para a russa e na lista de hoje reduziu a margem para 1.089 pontos.

Michelle de Brito, eliminada na segunda ronda do "qualifying" de Indian Wells, desceu três posições na classificação do circuito e ocupa agora o lugar 124.