O tenista português João Sousa foi hoje eliminado do torneio de Roterdão, na Holanda, ao perder na primeira ronda com o francês Gilles Simon, por 5-7, 6-3 e 6-2.

Frente ao oitavo cabeça de série, o número um português não conseguiu manter a consistência do primeiro 'set' ao longo de todo o encontro e perdeu após duas horas e 19 minutos, sendo incapaz de repetir o triunfo obtido no Masters 1000 de Miami de 2014, no único embate anterior entre ambos.

O francês, 19.º da classificação mundial, começou melhor e esteve em vantagem por 5-2 na primeira partida, mas João Sousa venceu cinco jogos consecutivos para fechar o parcial a seu favor.

No segundo 'set', o jogador de Guimarães, 46.º do 'ranking' ATP, abriu com quebra do serviço de Simon, ganhando o sexto jogo seguido, mas o gaulês devolveu o 'break' e aproveitou a fase de menor rendimento do português, sobretudo no primeiro serviço, para empatar o encontro.

A diferença adensou-se no terceiro 'set' e Gilles Simon chegou a 4-0. O português ainda esteve perto de conseguir um 'break' no sexto jogo, mas o francês fez o 5-1 nas vantagens, com dois dos seus oito 'ases', e concluiu o encontro no seu serviço.

A derrota de João Sousa em Roterdão acontece quatro dias depois de ter disputado as meias-finais em Montpellier, França, onde perdeu com o polaco Jerzy Janowicz.