O tenista português João Sousa qualificou-se hoje para a segunda ronda de Roland Garros, segundo torneio do ‘Grand Slam’ da temporada, ao vencer o canadiano Vasek Pospisil, por 6-3, 7-6 (7-5), 6-1.

O número um português e 44.º do mundo precisou de 1:54 horas para afastar o canadiano, 53.º, alcançando pela segunda vez, em quatro tentativas, a segunda ronda na prova parisiense, na qual nunca alcançou a terceira eliminatória.

Três dias depois de ter perdido a final de Genebra – a quarta da sua carreira –, frente ao brasileiro Thomaz Bellucci, João Sousa voltou a ser consistente no seu serviço, com oito ases e apenas três duplas-faltas, ganhando 83 por cento dos pontos no seu primeiro saque.

Frente ao canadiano, Sousa conseguiu concretizar sete dos 14 pontos de ‘break’ de que dispôs, concedendo apenas cinco oportunidades de quebra de serviço ao seu adversário, que materializou duas.

Apesar de ter menos oito ‘winners’ do que Pospisil (40 contra 32), João Sousa também cometeu muito menos erros não forçados, fazendo apenas 13 contra 45 do canadiano.

Na próxima ronda, Sousa vai encontrar o britânico Andy Murray, número três mundial, com quem perdeu nos cinco confrontos, nunca tendo sequer conquistado um ‘set’.

Dois destes encontros aconteceram em provas do Grand Slam, ambas no Open da Autrália, a última das quais já este ano, com o britânico a vencer por 6-1, 6-1, 7-5 na terceira ronda.

Já depois deste encontro, os dois tenistas voltaram a encontrar-se, no torneio do Dubai, com novo triunfo de Murray, por 6-0, 6-2.

*Artigo atualizado às 13h29.