O português João Sousa reentrou esta segunda-feira no ‘top-50’ do ténis mundial, ao subir ao 47.º posto da hierarquia, depois de ter sido finalista do torneio de São Petersburgo, na Rússia.

A presença na final, em que perdeu com o canadiano Milos Raonic, nono do ‘ranking’, permitiu a João Sousa subir seis lugares na hierarquia, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic, seguido do suíço Roger Federer e do britânico Andy Murray.

Gastão Elias caiu oito lugares e é 190.º do mundo, com Rui Machado a descer 21 postos, para o 273.º, e Frederico Silva a ascender à 283.ª posição.

A norte-americana Serena Williams tornou-se na terceira tenista com mais semanas à frente do ‘ranking’ feminino, ao atingir a 260.ª, igualando Chris Evert, embora ainda esteja longe de Steffi Graf (377) e de Martina Navratilova (332).

Serena Williams continua com uma larga vantagem sobre a romena Simona Halep e a russa Maria Sharapova, enquanto Michelle Brito, ainda a recuperar de lesão, saiu do ‘top-200’ e é agora 207.ª do mundo.