O tenista português João Sousa atingiu hoje a sua melhor classificação de sempre no circuito profissional, ao figurar na 47.ª posição na lista desta semana, reentrando no “top-50” do ATP Tour.

Apenas uma semana depois de ter sido “desalojado” da elite dos 50 melhores do mundo, João Sousa reintegrou o grupo depois de ter chegado à segunda ronda do Masters 500 de Valência, onde integrou ao quadro principal por intermédio do “qualifying”.

No topo da hierarquia, que continua a ser liderada pelo espanhol Rafael Nadal, não se registaram alterações, reforçando o “sprint” final para o Masters de Londres, que ficará definitivamente fechado no torneio de Paris.

A uma semana do começar o torneio que encerra a temporada e junta os oito melhores do ano, faltam ainda definir três vagas para Londres.

Terceiro da hierarquia, o britânico Andy Murray falhará a prova por lesão, deixando em aberto mais um lugar para o Masters, para onde estão já apurados Nadal, o sérvio Novak Djokovic, campeão de 2012, o espanhol David Ferrer, o argentino Juan Martin del Potro e o checo Tomas Berdych.

Os suíços Roger Federer, na corrida ao 12.º apuramento consecutivo para o torneio que encerra a temporada, e Stanislas Wawrinka, atual campeão do Portugal Open, são, neste momento, os melhores colocados neste “sprint” final.

Na corrida a Londres estão também os franceses Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga, o canadiano Milos Raonic, o veterano alemão Tommy Haas, o espanhol Nicolas Almagro e o russo Mikhail Youzhny.