O tenista português João Sousa subiu hoje ao 48.º lugar do “ranking” mundial e ficou a duas posições da sua melhor classificação de sempre, alcançada a 28 de outubro de 2013.

Apesar de não competir desde que foi eliminado na segunda ronda do torneio francês de Montpellier, no início de fevereiro, João Sousa reforçou a condição de número um português, em vésperas de começar a disputar o torneio do Rio de Janeiro, que começa hoje.

Numa altura em que ainda tenta um lugar no quadro principal do torneio norte-americano de Delray Beach, Gastão Elias também se “valorizou” no circuito, surgindo hoje no lugar 169 da hierarquia, um salto de cinco posições relativamente à semana passada.

No topo da lista, que continua a ser liderada confortavelmente pelo espanhol Rafal Nadal, com mais 3.505 pontos que o sérvio Novak Djokovic, uma das principais mexidas foi protagonizada pelo espanhol David Ferrer.

O atual vice-campeão do Portugal Open venceu pela terceira vez consecutiva o torneio de Buenos Aires, o que lhe permitiu ganhar uma posição na tabela, ocupando agora o quarto lugar, por troca com o argentino Juan Martin del Potro, que caiu para quinto.

Em femininos, a número dois portuguesa, Maria João Koehler, colocou-se a apenas uma posição de voltar figurar no “top-200”, enquanto Michelle Larcher de Brito mantém a condição de portuguesa mais cotada no circuito, embora tenha descido esta semana três posições, sendo agora a 127.ª do mundo.

No cimo da classificação, a chinesa Li Na, recente campeã do primeiro “Grand Slam” da época, na Austrália, subiu um degrau e ganhou o novo “estatuto” de perseguidora direta da líder do “ranking”, a norte-americana Serena Williams.

A campeã desta semana, a romena Simona Halep, que ganhou o torneio de Doha, atingiu o melhor “ranking” da carreira, ao figurar hoje na nona posição da tabela.