O português João Sousa subiu um lugar no “ranking” mundial de ténis e figura na 54.ª posição na lista publicada hoje, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

O número um português não vence um encontro no circuito profissional há quatro torneios consecutivos, mas o “acerto” nas contas da hierarquia permitiu a João Sousa ganhar uma posição.

Em julho, João Sousa tinha alcançado a melhor posição de sempre de um português na classificação mundial, quando subiu à 35.ª posição.

Também Gastão Elias conquistou um lugar no “ranking”, ocupando atualmente o 130.º posto.

No topo da lista, a elite dos 10 melhores não sofreu alterações, mas o primeiro lugar continua em aberto, dependendo do desempenho do suíço Roger Federer no Masters, que decorre em Londres.

Neste momento, 1.310 pontos separam os dois jogadores mas como estão em “jogo” 1.500 no Masters de Londres, Federer tem ainda hipóteses de desalojar Djokovic e encerrar a temporada como líder do “ranking”.

No circuito feminino, destaque para a saída dos “rankings” da chinesa Na Li, que se retirou oficialmente da competição, o que permitiu à eslovaca Dominika Cibulkova passar a figurar no grupo das 10 melhores, encerrando agora o “top-10”, encabeçado pela norte-americana Venus Williams.

Michelle Larcher de Brito reforçou a condição de número um portuguesa, subindo esta semana três posições, atá ao 124.º lugar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.