O português João Sousa foi hoje eliminado na primeira ronda de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada de ténis, ao perder frente ao suíço Stanislas Wawrinka, pelos parciais de 6-2, 7-5, 7-6 (7-3).

Uma hora e 48 minutos foi o tempo que o vimaranense, 46.º da hierarquia mundial, aguentou no ‘court’ central frente ao ‘favorito’ Stanislas Wawrinka, quarto do ‘ranking’ ATP, que assim marcou encontro na segunda ronda com o dominicano Victor Estrella Burgos, 48.º jogador mundial.

O primeiro ‘set’ acabou por ser o mais desequilibrado, com o português a pagar caro o facto de apenas conseguir colocar 36% dos primeiros serviços e ter feito três duplas faltas, permitindo ao suíço concretizar dois ‘break points’ dos quatro que dispôs para fechar o parcial com um confortável 6-2.

Na segunda partida Wawrinka ‘aliviou’ ligeiramente o nível de jogo, o que, a par de um João Sousa menos errático, contribuiu para um jogo mais equilibrado. O português quase duplicou a percentagem de primeiros ‘saques’ (64%) e conseguiu, tal como o suíço, manter os seus jogos do serviço até ao décimo jogo.

Com o marcador empatado a cinco, Sousa acabou por ‘oferecer’ o ‘set’ a Wawrinka, ao permitir a quebra de serviço, com o suíço a aproveitar o único ponto de ‘break’ do jogo para se colocar em posição de servir para a segunda partida, que acabaria por fechar de seguida.

Ainda mais equilibrado, o terceiro parcial acabou por ser decidido no ‘tie-break’, depois de ambos os jogadores chegarem ao 6-6 sem terem permitido qualquer ponto de ‘break’ nos respetivos jogos de serviço.

Na decisão da partida, acabaram por valer as ‘pancadas’ decisivas do número quatro mundial, que terminou o ‘set’ com 11 ases e 20 ‘winners’, que foram aparecendo nos momentos chave do jogo.

7-3 foi o resultado do ‘tie-break’ que confirmou a eliminação do único português a disputar o terceiro Grand Slam da temporada de ténis, repetindo assim o resultado de 2014 em que o vimaranense tinha também perdido frente a Wawrinka na primeira ronda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.